ALMODÓVAR - Hoje assisti ao filme "Mujeres al borde de un ataque de nervios", do grande diretor espanhol Pedro Almodóvar. Confesso que no início não fiquei muito impressionado, talvez por estar acostumado com os filmes cheios de efeitos especiais que enchem os cinemas hoje. Mas a história muito bem contada de Pepa e suas peripécias para entrar em contato com seu amante (cara-de-pau) Iván acabou me conquistando. Sabe o que me chamou a atenção? A maneira como cada personagem é tratado, sem destaque exagerado para um ou outro. Todos, juntos, desenvolvem um enredo semi-mágico, que se passa sem solavancos. Pedro Almodóvar aproveita também para mostrar algumas ideias, como na cena do casamento e no dilema da amiga de Pepa, Candela, que teve um caso com um terrorista. Outra coisa: como me esquecer do táxi Mambo? Aquele motorista e aquele carro, digamos, personalizado é uma das imagens que nunca esquecerei. Onde mais poderia haver aquilo senão no universo de Almodóvar? Continuando a parte cômica, a perseguição à moto é algo totalmente fora da realidade, nunca ri tanto! Um filme que vale a pena ver, para rir e para pensar.

Observação: o irmão de Pedro, Agustín Almodóvar, fez um cameo (em Português - camafeu) interpretando o empregado da imobiliária. Acho a arte do cameo um espetáculo à parte... como não lembrar do mestre Hitchcock? Tá no vídeo, mais ou menos em 4:41.

Vídeo em espanhol

0 comentários:

Postar um comentário