W40k 1 - Bem-vindos, estranhos leitores dessa coisa aqui. Após um período de recesso - tanto mental quanto laboral, estendido com a colaboração de nossos amigos suínos, volto a postar nesse blog que já é quase uma cidade fantasma. E, falarei de um dos meus passatempos favoritos - de todos os tempos. Podem me criticar, mas gosto bastante dos chamados jogos de computador - PC Games, para os íntimos. Não chega a ser um vício, mas está beeeem próximo desse limiar kkkkkk.

E, nessas férias suínas, falarei de alguns. A oitava arte - como já foi descrita a computação gráfica - mistura-se em alguns aspectos com a literatura. Falando sério, um filme com uma boa história é excelente. Mas um jogo com uma boa história é primus inter pares. E após essa rasgação de seda descarada, vamos ao que realmente te trouxe aqui. Nada de Google Catcher - tenho moral e princípios.

Warhammer 40000 - Dawn of War

Incrivelmente, ouve uma época onde crianças - até 75 anos, mais ou menos - se divertiam somente com jogos de tabuleiro. E, a Games Workshop, uma empresa especializada nisso, criou há muito tempo, a série Warhammer. Chamado carinhosamente de tabletop, a versão "real", com modelos e uma grande história - contada em forma de Codex, um livro de regras - ganhou uma versão digital. Pouco notado pelo mercado brasileiro - especializado em jogos de corrida e first person shooters, [Em tempo, nada contra. Mas variedade é ponto a favor, né...] o Dawn of War da THQ, Relic Entertainment e da finada Ironlore é uma das perólas do real-time strategy game. Pode ser comparado até a blockbusters do gênero, como Warcraft, Age of Empires e Starcraft. Assustadoramente, pode até mesmo ganhar em jogabilidade.

O plot é o seguinte: por volta do ano 40000, [Isso mesmo. Trinta e oito mil anos no futuro.] a humanidade criou um vasto Imperium pela galáxia. Administrado com mão de ferro pelo Imperador da Humanidade - uma carcaça mantida viva num trono tecnológico, mas necessária à coesão dos humanos - esse Imperium enfrenta desafios internos e externos. São no total nove facções jogáveis totalmente diferentes na última expansão... falarei de cada tropa em posts separados. É tanta história que daria um bom filme. Ou uma série deles.

Imperial Guard
Começarei com uma das mais interessantes - apesar da premissa comum. A Imperial Guard é a tropa principal do Imperium. Não são responsáveis por quase nenhuma conquista, são mais tropas estacionadas em cada planeta. Mas são a espinha dorsal da humanidade. Seus soldados são recrutados aos montes nos bilhões de humanos disponíveis. A tática - se é que existe alguma - é a bucha de canhão. Como bem dizem as tropas quando clicadas: "For each of us who perish, two more will take place!" O toque de humor é visível nas tropas. Algumas frases...

"Taking was easy. Holding, will be hard!" - Guardsmen.
" If you don't serve in combat, you will serve on the fireline!!!" - Comissar.
" I already know what you want." - Sanctioned Psyker.
" Fear me! But follow!" - Comissar.
" An easy matter for one with my skills!" - Techpriest Enginseer.

" The enemy is upon us! What shall we'll do?" - Guardsmen.

Créditos das figuras: este fórum.

Cada Guardsmen é instruído a ser um escudo humano para o outro atrás dele. E assim, atirando soldados aos inimigos, a I.G. consegue suas vitórias. Com o processo de avançar tecnologicamente no jogo, a I.G. ganha acesso a muitos veículos especializados, e esses blindados fazem toda a diferença no final. O melhor veículo, o mega-über tanque Baneblade pode sozinho passar por cima de uma base inimiga. Está jogando contra a I.G.? Use armas contra a moral dos soldados: lança-chamas, por exemplo. E uma bem posicionada metralhadora pode pôr fim a esquadrões inteiros desses pobres combatentes.

Jogando com a I.G.? Use a força dos números. Uma metralhadora pode detonar um esquadrão, certo? Arme dez esquadrões com lançadores de granadas e jogue-os em cima da metralhadora. Procure conseguir o apoio dos veículos. Vencer sem eles com a I.G. é tarefa inglória. O herói, o Comandante - não é por si só muito forte. Mas, combinado com os integrantes certos em um esquadrão de elite, pode aniquilar tropas inimigas.

A primeira expansão a trazer a I.G. foi a Winter Assault. Basta digitar Warhammer 40000 em sites especializados em jogos para ter acesso a sinopses e demos. Cuidado que há outro Warhammer - ambientado na Idade Média.

Por hoje, é só. Fiquem em paz por aí. E testem esse jogo, vale a pena. Um ilustre desconhecido, que me divertiu muito nessas férias. Num futuro próximo - os super-soldados, os Space Marines.

2 comentários:

Mutante disse...

E viva o vício pelo Warhammer 40k. haha...
Bem, eu não conheço a Imperial Guard ainda né.
Em algumas missões da campanha eles aparecem (algumas tropas só).

Estarei esperando o post sobre o Space Marines. Espero que tenha algum assim:

- Como ganhar um jogo com os Space Marines:
1. Deixe o Mutante jogar com eles
2. Segure os ataques até ele construir seu primeiro Land Raider
3. Divirta-se vendo ele explodir as bases inimigas.

hahahaha... eu sei que 'owno'. Zuera...
Boas partidas de madrugada.

Abraço.

Expectatore disse...

Viva Warhammer 40k...!!!

Vá com calma, companheiro de jogatina. Os Land Raiders viram unidades especiais nas expansões. Também, desequilibravam o jogo, não é mesmo?

Da próxima, vou de Marines e você de Eldar - aí você vai ver o que é segurar ataques de dois players!!!

Auhsauhsuhauhsaaa
Até a madrugada de sábado, se tudo correr bem.
Saudações, Mr. E.

Postar um comentário