GARGÂNTUA E PANTAGRUEL - Salve, leitores da blogosfera... como é de praxe, após uma indefinida recaída para o mundo real, Expectatore está de volta para comentar alguns fatos importantes, e outros, nem tanto. Mas, como é do interesse comum [melhor dizendo, meu interesse] a continuidade do blog, aí vai mais um post.

"Mas, ô Expectatore, quem diabos é Gargântua? E Pantagruel?"

Calma, curioso leitor. Gargântua e Pantagruel são gigantes comilões. Têm vidas "horrendas" e "obscenas", são personagens de um livro de Rabelais. Daí surgiram expressões como "banquete pantagruélico" e outras.



Típico exemplar em um banquete pantagruélico...

"Ok, estou satisfeito. E o que isso tem a ver com o post de hoje?"

Bem, absolutamente nada. Só achei que um pouco de cultura não faz mal a ninguém.
"Ou seja, lambam-se uns aos outros." Frase dita solenemente em um seminário universitário, em Espanhol.

 Bem, após essa cultura em conta-gotas, para os ávidos leitores sedentos por conhecimento [ô mentira deslavada, se você quisesse conhecimento, estaria lendo o site da National Geographic, e não isso aqui], vamos a assuntos mais relevantes...

O amor nos tempos do celular.

Bem, leitor. Um dia, na minha caminhada corriqueira pelo bairro, resolvi tirar os olhos do chão [é, não adianta, sempre olho pro chão] e olhar para frente. Vi então um simpático casal, descendo a rua de mãos dadas. Ah, o amor... Mistura volátil de neurotransmissores! E eis que noto que, apesar das mãos, estão em planetas diferentes. Ele e ela, ambos, os dois, falando ao celular! Peraí, né! Ou estou desatualizado, ou a moda agora é chamar as pessoas para dar voltas, cada um no seu telefone. Daí, elas andariam até o final das baterias... e voltariam para casa? Lição de moral: desligue o celular em velórios, provas e quando estiver com seu par.



Celular ultramoderno com câmera,
Quem não quer um desses, hoje em dia?

Bem, fiquei com muito sono para continuar postando. Fiquem com essa mierdinha até um futuro próximo. Até breve.



"O somatório de x vezes p(x) é igual a 252/36, que é igual a 7. Se não for, você chama a polícia." - Professor de Estatística, em um mundo distante.
O QUE VAI, VOLTA - Bem, aqui estamos, após um hiato "razoável", gramáticos leitores disso aqui. E como sempre, vou brindá-los com aquela combinação de sério e estapafúrdio a que estão tão habituados. Afinal de contas, Internet é pra essas coisas, não é mesmo? [Nem venha com a velha história de que é importante ferramenta acadêmica - isso ela deixou de ser desde a popularização dos MMORPGs, em algum tempo não muito distante :p]

Beeeem, voltemos dos devaneios. [intelectual mode:on]Por culpa de obrigações curriculares não-procrastináveis, abstive-me de expôr minha produção "cultural". [milhões de aspas] [intelectual mode:off] Mas já que o que para é poste - dependendo do referencial, segundo o professor de Física do já distante colégio, voltemos às boas.

E já que falamos na Física, esse dragão adormecido... quer algo mais "fofo" que partículas subatômicas? Quem não se lembra de quando, todo exultante, foi dizer à querida mamãe que tinha decorado os seis tipos de quarks conhecidos? [Bem, as pessoas ditas normais fizeram isso...] E quando você começou a ter aquelas viagens sobre a luz, se outros enxergavam as mesmas cores que você, e que as rosas vermelhas - pasmem, românticos - com absoluta certeza não são vermelhas?

Um versinho escavado na Internet... atentem para a musicalidade.

Roses are #FF0000
Violets are #0000FF
ALL YOUR BASE ARE BELONG TO US! [o inglês é esse mesmo, pesquise isso no Google e veja!]


[Com certeza isso foi o que escrevi de mais nerd por aqui, fora os posts sobre W40k.]

Voltando à Física de partículas... sim leitor. Existe algo terrivelmente mais "fofo" que partículas subatômicas. São partículas subatômicas de PELÚCIA!





Fato 1 - Não basta ser nerd a ponto de criar partículas de pelúcia... é preciso organizá-las em ordem de massa em elétron-volts... [para vocês, presente!  1 eV = 1,60217646 × 10-19 joules]


Fato 2 - Imagine-se num mundo perfeito - você chega em casa, do seu emprego nada cansativo, com uma esposa(o), digamos, perfeita(o). E claro, filhos lindos. [Doce devaneio!] Daí, o menor chega e agarra sua perna, perguntando se você tem presente pra ele hoje. [Interesseiro!] Você tira de dentro de uma sacola um gráviton de pelúcia todo pimposo [?] [ê, consumismo!] e entrega a ele. O Jr. faz uma cara de desapontamento, e diz pro irmãozinho: "Veja só, de novo ele(a) traz mais uma dessas partículas hipotéticas..." Resumindo - Ignorância é uma bênção. O mundo é um lugar melhor quando as crianças não sabem Física.

Caso interessar, o site das partículas é http://www.particlezoo.net/.

Continuando com a Física, aí vai o tradicional vídeo do YT. Desta vez, um maluco imprime um buraco negro na máquina de xerox [tecnicamente, um wormhole... mas ninguém quer saber. :X] e o utiliza para "fins escusos." Mas, como o Zé Nilton [Sir Isaac Newton para os antiquados] já dizia, toda ação tem uma reação... deliciem-se.







*Em tempo, obrigado ao Google por tornar a vida mais simples com esse novo editor!

Momento de pensamento, agora!!... Peço que as crianças se retirem da sala. Você, decifrador de sinais literários, já parou pra pensar em como o nosso mundo é complicado? Em como qualquer tentativa de resumi-lo termina em palavras vazias? O poder sobre esse planeta foi motivo de brigas por toda a [ínfima] história humana. E nunca, nunca, tivemos uma real dimensão do problema. Pois proponho o resumo do mundo em um texto. Melhor, numa palavra! Melhor ainda, numa letra! Mas, pra quê ser prolixo nisso, não é? Menor que uma letra? Éééé... seus problemas terminaram.


Senhoras e senhores, a Terra em um pixel!
Pale Blue Dot, segundo a Voyager!
Créditos: Wikipédia

Ou seja, debrucemo-nos menos sobre os conflitos, e procuremos conviver pacificamente nesse mundo pequeno demais para nós quase 7 [bilhões]... e dividamos bem nosso km² com as outras 44 pessoas condenadas igualmente a viver sob esse mesmo teto - de belo azul durante o dia e à noite, iluminado pela certeza de outros mundos. [Parágrafo literário, sem deixar de ser científico! Carl Sagan anda provocando efeitos adversos no meu cerébro...]

Em falar nisso, nova leitura... adquirido de um "livreiro misterioso", Cosmos, obra homônima da série de TV dos anos 80, escrita magistralmente por Sagan. Recomendo!

...Crianças, voltem, por favor!

2012... vocês têm medo??

Caro leitor pseudocientífico... sinto desapontá-lo, mas não é dessa vez que o mundo acaba. Imagine! Os maias, apesar de todo o seu conhecimento astronômico, sacrificavam humanos para manter o Sol no céu. Então, desde o fim dos sacrifícios, o mundo já teria acabado milhões de vezes! Mas, se há um fim, ele seria assim...

O fim dos tempos, uma leitura expectatoriana...


"(...) E no final da contagem maia, travará-se a batalha do final dos tempos, na planície paraense conhecida como "Planície do Apocalypso." Sons excruciantes sairão dessa infame localidade [já não saem?], afetando os cérebros de todos no mundo. Escolhidas as armas, e o Pokémon de preferência, digladiarão-se entidades mortais [eu, você, sua avó etc.] e imortais [Dercy Gonçalves, Silvio Santos etc.] em uma luta que só terá fim quando vermos que besteira alucinada é essa de achar que está tudo acabando. Mania boba de achar que o Universo gira em torno do homem. Como já foi esclarecido, moramos todos num pixel solitário em algum canto de uma galáxia nanica. Por isso, usem seus scrolls of town portal para retornar às suas bases."




Scroll of town portal - Warcraft III [350 gold]


Acho que chega por hoje. Se eu esgotar minha capacidade criativa aqui, o que vou escrever no resto do mês, afinal? Boa semana a todos.







"Those afraid of the universe as it really is, those who pretend to nonexistent knowledge and envision a Cosmos centered on human beings will prefer the fleeting comforts of superstition." - Carl Edward Sagan, astrônomo americano